domingo, 5 de janeiro de 2014

MMA e a Polêmica do Esporte


Depois de toda a polêmica em torno de Anderson Silva e lutas "violentas", seria bom conhecer um pouco sobre lutas e os benefícios que nos proporcionam.

MMA - Mixed Martial Arts, Artes Marciais Mistas.

Como o nome diz, são artes marciais que incluem tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão.

MMA, Box, Jiu-Jitsu, karatê e Muay Thai queimam em média 1000 kcal/h

Pra quem não gosta de academias, nem de aulas de dança, nem de caminhadas, nem de musculação, natação e não tem paciência de rotina nenhuma, as artes marciais podem ser uma boa opção pra quem deseja modelar o corpo e queimar calorias.

Treinando artes marciais não significa que você vá lutar ou vá levar socos e chutes. Exite toda uma estrutura pra proteção e professores capacitados pra conduzir uma aula de artes marciais.

Não vou colocar aqui regras e técnicas. Com o crescimento na mídia, todos devem saber um pouco de tudo. Menos aqueles que acham que é uma violência levar socos de graça.

Atletas de artes marciais são profissionais treinados, preparados, capacitados e que amam o que fazem. Isso não se discute. Ou gosta ou não gosta.

O que aconteceu com Anderson Silva, que por sete anos foi campeão sem perder nenhuma luta, foi uma fatalidade. A vida tem fatalidades, mesmo não sendo um esportista. "Mas ele procurou e teve!". Não, ele não procurou nada, ele apenas estava praticando seu esporte preferido.

Como disse Nelson Rodrigues: "Toda a unanimidade é burra". Então, que bom que existem gostos e paixões diferentes um do outro. Cada um no seu espaço fazendo o que gosta.

Faz pouco menos de um ano que eu treino Muay Thai. No começo torci o nariz como tantos fazem, ao ter que colocar um par de luvas de couro e socar. Mas já na primeira aula me apaixonei!

Tantos pelos exercícios de condicionamento físico quanto pelas técnicas de luta. E não quebrei sequer uma unha treinando. É um esporte pra quem gosta mesmo, pra quem sente prazer em sentir o suor escorrendo pelo corpo, ficar quase que completamente exausto, sem conseguir respirar e socar, chutar, enfim, saber usar as técnicas durante a aula.

Muitos ainda dizem que esse tipo de esporte incentiva a violência. O que incentiva a violência é o caráter da pessoa. Não tem nada a ver com esporte. Antes de tudo, em qualquer treino de artes marciais, o que é ensinado e, claro, obedecido, é o respeito pelo espaço, pelo mestre/professor e pelo demais alunos. Atitude essa que se aprende em casa, desde o nascimento.


Se tem curiosidade pra saber como é, faça uma aula! Se gostar, continue, se não gostar, já vai poder dar sua opinião sem generalizar.

Um excelente 2014 pra todos!

Um comentário:

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.