domingo, 16 de novembro de 2014

Farinha Branca


Muito já se ouviu falar dos 3 pós brancos prejudiciais à saúde: farinha de trigo, açúcar e sal.

Não acho conveniente excluí-los da alimentação, mas podemos moderar seu consumo. A farinha de trigo, por exemplo, esse mês reduzi ao máximo seu consumo e vi resultado no meu corpo. Digamos que o abdômen secou um pouco. Bom!

Hoje em dia muitos alimentos não utilizam a farinha e os alimentos integrais são bem-vindos. Abri mão das massas também, que adoro. Não me fizeram falta... Não significa que não mais comerei massa, mas de vez em quando é necessário.

Já disse que sou contra abolir completamente os alimentos que gostamos do cardápio, mesmo quando estamos em processo de Reeducação Alimentar. Exceto quando há restrição médica.

Reeducação Alimentar é isso, comer de tudo, na hora certa e na quantidade adequada. Aprendemos a comer pra nunca mais engordarmos.

Até hoje tem dado certo, mesmo não resistindo aos doces, ainda. Sou formiga e nem sempre dá pra ficar sem uma barrinha de chocolate de 5g pra comer.

Me lembro de anos atrás quando fazia aquelas dietas malucas ou até mesmo com acompanhamento médico, em que comia muito pouco e o que não tinha o hábito de comer. Comia só porque estava no cardápio. O resultado era o efeito sanfona, voltava tudo num piscar de olhos, da noite pro dia, gorda novamente.

Ainda tenho muito pra me adaptar, principalmente saladas cruas... argh! Não tenho o hábito, mas estou trabalhando isso pra agregar definitivamente no meu cardápio.

Um ponto positivo são as frutas, que adoro! Não passo sem consumir 2 a 3 porções por dia.

E tudo isso aliado à atividade física que amo, que é o Muay Thai, fica tudo perfeito. Posso melhorar mais, com certeza conseguirei.

Agora, uma receita sem farinha de trigo, das boas.


Ingredientes

2 bananas nanicas bem maduras
1/2 xícaras (chá) uvas passas pretas
2 ovos pequenos
1/4 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de aveia, flocos finos ou grossos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer

Bata no liquidificador, menos a aveia e o fermento, que deve ser misturado numa tigela, pra não pesar muito no liquidificador. Unte a forma só com manteiga e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 35 min. Verificar, espetando um palito. Se sair limpo está assado. Polvilhe canela e sirva.



4 comentários:

  1. Uma delícia essa receita, vou fazer.
    Vc está certa, reeducar-se é aprender a comer de tudo, em quantidades menores.
    Não ligo para doces, minha perdição é o sorvete, mas evito comprar e não tendo em casa fica fácil resistir.
    Beijo e boa semana, Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha perdição é doce... hmmmmm ,ainda não me adaptei a ficar sem!
      Beijos

      Excluir
  2. Vir aqui é passar vontade na certa kkkkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero fazer. Ainda não fiz... acabei me esquecendo, mas vou fazer.

      Excluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.