segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cuide Bem dos Joelhos



O grande vilão dos atletas e dos praticantes de atividades físicas, são os joelhos. Uma vez lesionado, pra nós simples mortais, significa restrição a muitos exercícios físicos.

Então, cuidar deles é praticamente uma obrigação.

Neste link AQUI, uma matéria interessante sobre os cuidados com os joelhos.

E oriento com mais algumas dicas:

- Aquecimento.
  Não se esqueça de fazer um bom aquecimento e alongamento quando for praticar qualquer atividade física, por mais simples que seja, pois são primordiais pra se preservar o bom estado dos joelhos.





- Durante a execução dos exercícios, a angulação dos joelhos com a ponta dos pés deve ser em linha reta, sempre, e a planta dos pés deve estar totalmente encostada no chão.

- Nunca coloque a força do exercício nos joelhos. Coloque nas coxas. É fácil, uma questão de treino e de saber qual músculo deve contrair.

- Pare o exercício se os joelhos começarem a doer. E se continuar doendo, coloque gelo, quinze minutos, três vezes ao dia. Caso persista, procure ajuda médica, mas nunca insista ou sobrecarregue os joelhos, mesmo sentindo dores.

- Não vá além de seus limites. A intenção é se exercitar sempre, e sobrecarregando os joelhos, corre-se o risco de não praticar mais exercícios com peso. Com calma, paciência e tempo os músculos vão se desenvolver sem a necessidade de uma carga além do suportado sobre os joelhos.

- Exercícios de alto impacto, como corrida, jump, aeróbica e outros, deve-se usar tênis apropriado, confortável, que amorteça o impacto com o solo.

- O peso corporal também influencia nos cuidados com os joelhos. O ideal seria uma prática de baixo impacto pra preservá-los.

- Fortalecer os músculos das pernas também é fundamental. Um professor de Educação Física poderá preparar uma rotina de exercícios pra serem feitos na academia ou mesmo em casa, pra fortalecê-los.

Neste link AQUI, mais algumas importantes informações sobre lesões e cuidados com os joelhos.

Queremos nos exercitar pelo resto da vida, então o cuidado com os joelhos devem ser primordiais, ou corre-se o risco de interromper os exercícios por longo tempo ou pra sempre, ou optar pra outras atividades sem carga, como natação e hidroginástica..

Vamos nos exercitar, com cautela e responsabilidade, e sempre!


2 comentários:

  1. Os joelhos (mais o direito) são os vilões em minha vida. rs Não os lesionei com exercícios, mas...com trabalhos domésticos, acredite ou não. Era normal para mim ajoelhar-me no chão e "escarafunchar" cada cantinho, tirar "sujinho" daqui e dali, arredar móveis e apoiá-los no joelho, etc. Até ficar limpando rejuntes mal-feitos foi minha função...Esta já foi a parte final...Por isso pedreiro trabalha com eles dobrados, não ajoelhados diretamente. É importante chamar a atenção para outros maus usos dessa parte tão negligenciada, né? Só sabemos achar os joelhos feios, sem nos lembrar do peso que carrega. Uma vez machucados, difícil recuperação.
    Beijo, Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lúcia, tem razão e tudo foi bem dito no seu comentário. Engraçado que eu já vi reclamação sobre a coluna, mas joelhos em atividades domésticas, acho que não.
      E é assim mesmo, depois que lesiona não tem mais jeito.
      Cuide, querida maninha!

      Excluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.