segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Importante é se Mexer


Não importa que horas, nem os dias, nem onde, nem qual, o importante é exercitar-se sempre!

O corpo agradece, o organismo funciona melhor, a pressão arterial fica em dia, diabetes, triglicérides e colesterol se assustam e vão procurar um outro corpo sedentário pra se alojarem e, principalmente, a disposição pra viver é imensamente melhor.

O coração é um músculo e, como todo músculo se não for exercitado, atrofia e para de ter um bom funcionamento. O sangue precisa circular por todo o corpo, e é com exercício físico que esse trajeto do sangue flui perfeitamente bem.

Pra quem não sabe sou formada em Educação Física (1989), mas não segui carreira por motivos que não vêm ao caso agora. Mas desde meus dezoito anos me apaixonei por exercícios físicos.

Frequentava academia todos os dias e naquela época a moda de academia estava no auge. E eu queria fazer tudo, todos os dias. Como eu trabalhava, me sustentava pra esses prazeres. Era caro, mas eu dava um jeito.

Depois que meus filhos nasceram não mais frequentei, pois além de não ter mais meu salário não gostava de ficar deixando meus filhos pra me divertir ou me cuidar. Depois me separei e tudo desandou.

E há oito meses mais ou menos retornei pra amada academia. Bem aqui pertinho de casa. Olha que foi um dos prazeres mais maravilhosos que tive depois que me casei. Exercício físico me vicia, eu me entrego totalmente, me esqueço do mundo e não me importo com dores nem nada. Fazendo do jeito certo ninguém se machuca. Cada um tem seu limite e é bom ser respeitado.

E como eu disse no post passado, fiz uma aula de Muai Thai. Simplesmente amei! Acho que era tudo o que eu queria nessa fase de minha vida, nesse meu recomeço.

Aprendi esse golpe!

Socar um saco de areia ou chutar de forma técnica, sem se machucar, é a sensação mais maravilhosa que tive em anos! Antigamente eu queria muito fazer boxe ou algo parecido, mas não era muito divulgado e mulher geralmente não frequentava academias especializadas. Hoje em dia a maioria das academias tem artes marciais. Aliás nas academias têm muitas coisas a se fazer. Não só musculação ou esteira ou bicicleta, mas tem aulas diversas.

Uma delas que é uma delícia, mas não é de meu gosto, é a dança. Tem dança de salão, axé music, dança do ventre, salsa, sapateado, samba, forró e muitas outras. Ninguém precisa ser craque ou ter que aprender pra competir. Apenas extravasar, se soltar, se divertir e queimar calorias.


Dança de salão, por minuto, queima3,5 kcal
Dançando rápido por uma hora, queima 605 kcal.

Olha a tabela de queima de kcal AQUI!

Pra quem não tem o costume de se exercitar e não tem paciência com caminhadas, se matricular em uma academia é uma boa opção. Fazendo exercícios com mais pessoas, conhecendo, conversando, é um modo de incentivo. E ficar dependendo da vontade de sair de casa e se exercitar sozinha nem sempre é prazeroso.
Será que eu consigo convencer minha amiga Lúcia Soares? E então, vamos começar a mexer o esqueleto gordinho? Hoje? Sem desanimar?


2 comentários:

  1. Você está conseguindo me convencer, Clara...Estou chateada de estar parada, agora, aqui, por exemplo! rs Desde cedo estou no computador, levanto-me para fazer os serviços habituais da casa e olho a neta, mas volto pra cá...Vou transformar esse meu vício em outro, que será o de me movimentar. Uma atividade não impede a outra, né? Afinal, se faço almoço, arrumo cassa, limpo casa, lavo roupa, etc. tudo em intervalos do facebook, vou aproveitar e malhar meu corpo também. Vou dar conta! rs
    Beijo, boa semana, bons exercícios e continue de olho em mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um exercício que vc goste, não importa qual. Todo movimento queima calorias e isso é o que conta. Aos poucos vou dando dicas de atividades físicas e queima de calorias.
      Boa sorte e não desista!
      Beijos

      Excluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.