sexta-feira, 12 de julho de 2013

Açucar ou Adoçante?

Quem faz dieta sempre tem aquela dúvida sobre o açucar. Qual o melhor para adoçar nossa vida, açucar ou adoçante?


Vamos pela tabela de calorias:

Açucar branco refinado - 1 c.chá (10g)   48 calorias
Açucar cristal                - 1 c.chá (10g)   40 calorias
Açucar mascavo           - 1 c.sopa (10g) 48 calorias


Adoçantes variam entre 0 e 4 calorias a cada 4 gotas.

Essas informações eu retirei deste site AQUI!

O problema dos adoçantes é que eles contém ciclamato de sódio (sal) em sua composição. E para quem tem hipertensão (eu tenho), não é aconselhável o uso regular.

Como estamos fazendo uma reeducação alimentar, acho desnecessário cortar totalmente o açucar do organismo. O açucar é necessário, assim outros alimentos. Claro que não dá para exagerar e se o foco é perder peso, não precisa adoçar com "colher de mãe" (aquela bem cheia, caindo pelas beiradas).

Eu não consigo ficar sem açucar totalmente. As frutas têm açucar, o que ajuda e muito a suportar a abstinência, mas usando o açucar para adoçar sucos, chás e cafés, o desespero em querer comer um doce não é tão gigantesco a ponto de cairmos de boca em um pote de açucar puro.

Se não há problemas de saúde que restringe o uso do açucar, não acho necessário descartá-lo da dieta diária.

Uma outra dica que uso faz tempo, não compro guloseimas, nem doces, nem nada engordativo. Caso eu sinta vontade, compro uma pequena porção e pronto! Não tenho o hábito de comer sobremesa depois das refeições. Isso desde sempre. Tenho o hábito de frutas depois das refeições, isso também desde sempre.

Eu adoço tudo com açucar diminuindo a quantidade pela metade do que eu estava acostumada. Assim como o sal que precisamos evitar o consumo exagerado, o açucar tem que ter cautela para usá-lo também.

E que tal um suco maravilhoso que faço sempre?

Suco de banana - Blog Cabeça Magra

Para um copo

Uma banana grande ou duas médias
3/3 desse copo, de leite, pode ser desnatado
Um pedaço de beterraba, só para dar essa cor rosada
Uma colher (sopa) de açucar

Bater no liquidificador ou no mix. Fica ótimo se não ficar com a consistência muito líquida. Ele cremoso é uma delícia!

Um ótimo lanche para tomar entre as refeições.


3 comentários:



  1. Hoje agradeço sua amizade elogio seu post
    e desejo um bom final de semana
    Bjuss com uma bela frase
    Rita!!!!

    . . . ✿•*¨`*•.¸(¯`v´¯)¸.•´*¨`*•✿ . . .
    "Não importa se teu mundo tá caindo aos pedaços. Quando você começa a ter mais fé, de alguma maneira linda a vida dá um jeito de ficar melhor."

    - Caio Fernando Abreu-

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clara, tudo bem?

    Primeiro quero agradecer suas palavras lá no meu "Veredas" sobro o continho que escrevi.

    Segundo que vim aqui conhecer seu espaço e me deparo com...açúcar!!! este vilão das dietas...rss

    E dando uma geral nos últimos posts, isto aqui é um blog sobre alimentação saudável? legal.

    Eu aprendi que tudo é equilíbrio. Se cortar pela metade(ou um pouco menos)os salgadinhos fritos, os potes de sorvete e as massas, dá pra comer e continuar feliz e magro...rss

    Valeu, inté.

    ResponderExcluir
  3. Oi Clara!Gostei da sua postagem de hoje.Pelo jeito todo mundo está na reeducação alimentar.Ainda bem que não é fissurada em doces,eu confesso que sou.Adorei a dica do suco tb!Bjs e bom final de semana,

    ResponderExcluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.