segunda-feira, 26 de maio de 2014

Batata Doce

A queridinha do momento


Falou em dieta ou reeducação alimentar a batata doce está entre os assuntos citados.

É um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, ou seja, sua absorção é mais lenda, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos sem estimular a insulina. Rica em fibras, fonte de ferro, vitamina C e potássio e alto teor de vitamina E.
Auxilia na queima de gordura e no ganho da massa magra; ajuda a controlar a diabetes; diminui o apetite, reduz o colesterol e ajuda na digestão pela riqueza de fibras; fortalece o sistema imunológico pela grande quantidade de vitamina A; devido a vitamina E, faz bem para a pele; regula a pressão arterial e reduz câimbras devido a vitamina C.

É realmente um carboidrato poderoso que não devemos abrir mão, pois é a fonte de energia que temos para gastar. Sem carboidratos, sem energia suficiente para queimar gordura.

Retirei informações nesse link AQUI, que sugiro que leiam. Há muitas outras informações importantes, com entrevista a uma nutricionista e várias explicações e comparações da batata doce com outros carboidratos.

Receita

Purê de batata doce com cebola

Ingredientes

800 gr batata doce sem casca e cortada em pedaços
1 l de cado de carne
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
1/3 xícara (chá) de manteiga
1/3 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta calabresa
2 colheres (sopa) de vinagre

Modo de fazer

Numa panela cozinhe a batata doce no caldo de carne por 25 min ou até ficar macia. Escorra, reservando 1/2 xícara (chá) do caldo. Esprema e junte o caldo. Mexa bem. Numa panela média coloque a cebola, a manteiga e o açúcar e leve ao fogo baixo mexendo até a cebola ficar macia e dourada. Acrescente o sal, a pimenta e o vinagre. Retire do fogo. Numa outra panela leve o purê ao fogo médio mexendo sempre até esquentar bem. Transfira para um prato, cubra com a cebola e sirva a seguir.


Um comentário:

  1. Lembro uma vez que vc ensinou a fazer chips de batata doce. Tentei e não deu certo, mas vou tentar novamente, gosto demais dessa batata!

    Purê deve ser irresistível! hehehe

    ResponderExcluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.