quarta-feira, 3 de julho de 2013

Reeducação Alimentar - O Começo

Mais uma vez e agora é pra valer, dieta! Não digo dieta, mas reeducação alimentar.

Pra quem não sabe, reeducação alimentar é você comer o alimento certo nas horas certas. Pra sempre!

Depois dos quarenta, o pacote doente cai no nosso colo de uma vez só e a caderneta pra comprar na farmácia dá lugar à caderneta pra comprar no sacolão. Deveria ser o contrário, mas acabamos relaxando, não dando tanta importância aos alimentos saudáveis e engordamos, como é comum à medida em que envelhecemos. Depois ficamos olhando fotos de quando éramos jovens e deprimimos. E comemos mais e mais por causa da depressão. E o círculo vicioso se instala.

E quem tem o bom hábito de fazer exames de rotina sabe que alguns incômodos aparecem. O acúmulo que estocamos começa a mostrar sua carinha linda, feliz e saciada e não tem jeito, tem que maneirar na alimentação.

Que bons tempos aqueles em que comíamos uma caixa de bombons e não engordávamos nada! Hoje, só de cheirar o bombom uns gramas já se instalam no quadril e no abdome. O corpo modifica, o metabolismo fica lento e tudo fica uma lerdeza só.

Mas como equilibrar tudo e ainda ser feliz? Reeducação alimentar + exercício físico. É a única solução garantida de uma vida saudável.

Toda dieta se feita de modo correto dá resultado. Mas geralmente dietas nos restringe a certos alimentos. E depois de alcançado o objetivo, se for uma pessoa comum como eu, como você, acabamos atacando aquele alimento irresistível, aquele doce, aquele refrigerante... E engordamos de novo, talvez até mais do que estávamos antes.

Existem muitos medicamentos para auxiliar a dieta. Quem preferir, consulte um endocrinologista e há quem precise de um acompanhamento psicológico pra emagrecer a cabeça também. Já repararam que esses remédios naturais vendidos sem receitas e com comerciais chamativos e tentadores sempre, sempre têm uma linha escrita com letras pequeninhas que diz que o efeito só será satisfatório se o medicamento for acompanhado de uma alimentação saudável e exercício físico? Prestem atenção, todos dizem isso. Então, o que faz efeito, o remédio ou a alimentação + exercício físico?

Cada caso é um caso. O importante é não desistir mesmo que o objetivo demore meses ou anos. Lembre-se que é pra vida toda!

Há quase um ano retornei à academia depois de quase vinte anos. Sou formada em Educação Física, mas devido à vida que não vou contar agora, não segui carreira. Depois o tempo foi passando... Então, voltei.


O bom disso tudo é que meu corpo se lembrou dos exercícios que eu praticava antes, então pra mim nem foi dolorido e muito menos sofrido. Exercício é um vício que eu adoro e está me fazendo um bem enorme, tanto psicologicamente como corporalmente.

E há um mês consultei com uma nutricionista. Na verdade são estagiárias que trabalham no Núcleo de Saúde da Família onde faço minhas consultas. De graça!

Ontem foi o retorno e, apesar de ter saído um pouco da dieta, emagreci três quilos. Amei sentir esse poder de novo, de me cuidar, de começar a redefinir meu corpo, minha saúde entrando nos eixos, enfim, um estímulo precioso pra não desanimar no meio do caminho.

Temos reuniões mensais onde trocamos informações, sugestões, receitas e rimos muito umas das outras.

Não vou passar a receita da reeducação aqui hoje. Vou esperar o próximo mês e aproveitar e postar umas receitas magras. (Quem diria eu postando receita?).

Também não vou contar meu peso e nem quanto quero eliminar. Acho que balança deprime e cada pessoa fica bem num corpo. Peso não é generalizado. São só números. O bom é olhar no espelho e ver a transformação, fazer exames e os resultados forem todos normais. Saúde vale a pena.

2 comentários:

  1. Claritcha!!! Acho que vou nessa com vc!!!

    Veio em boa hora, demais!!! Depois das fotos do premio Avon, queria me esfregar no chapisco até esfolar e sumir com metade de mim... kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Vou acompanhando você, emagrecendo junto com você, se Deus quiser. Preciso. Só tenho que me animar para os exercícios físicos, que não são minha praia.
    Sucesso, Clara!
    Beijo.

    ResponderExcluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.