segunda-feira, 31 de março de 2014

Qual o Seu Prazer?


O que você faz que lhe dá prazer? Comer doce, chocolate, caminhar, dançar, nadar, assistir TV, filme, conversar, beber cerveja com os amigos, trabalhar, artesanato, cozinhar, futebol, cinema?

O que lhe faz esquecer da vida e dos problemas enquanto executa? Só lazer ou algo produtivo, com ganho rentável?

Você tem o hábito do lazer? De um momento só pra você? Religiosamente só pra você?

Pra alguns é difícil se desligar do mundo e pensar em alguns momentos exclusivos pra seu bem-estar, mas é tão necessário quanto se alimentar corretamente.

Quem faz dieta ou reeducação alimentar evita as guloseimas, mas repito que não é bom se privar de alguns prazeres de vez em quando. A vida é muito curta pra deixar pra lá o que lhe dá prazer. Com moderação e sem restrição médica tudo é válido.

Desde meus dezoito anos frequento academia. Naquela época, década de oitenta, o que mais estava em moda eram as aulas de aeróbica. Musculação era pouco frequentada. Sentia um prazer imenso em mexer com o corpo, me desligar do mundo e me entregar à estafa causada pelos exercícios.

Depois aconteceram várias coisas que deixei de me cuidar. Fui cuidar de quem precisava e não tinha mais o meu tempo. O corpo reclamou, as doenças apareceram, a obesidade então, nem se fala, e fui ficando cada vez mais sedentária.

Há dois anos voltei pra academia. Que delícia e que horror! Que terrível me olhar no espelho! Onde estava aquela Clara com corpo definido? Me assustei! Mas não desisti.

Depois de um tempo, com o condicionamento melhor, fui apresentada ao treino de muay thai. Será? Mas não sei se dou conta... Já viu, né, quase cinquentinha não é fácil. Por que não? Então tá, fui! E foi amor à primeira vista! Simplesmente tudo o que eu sempre quis, em condicionamento, queima de calorias, definir corpo, enfim, tudo!

O gasto calórico é de mil calorias por aula. Bem puxado, estafante, cansativo... Tem horas que penso que vou desmaiar, mas adoro!

Com quase cinquenta anos descobri que meu corpo gosta dessa sensação de estafa, de suar em bicas, de ter músculos doloridos, de ter que parar, respirar fundo e continuar, com força, equilíbrio, vontade...

É a hora em que me desligo do mundo, esqueço problemas, me entrego totalmente ao treino. E me divirto muito! Lazer sem um pingo de diversão não é comigo. Um lazer que faz bem, além de modelar meu corpo cuida de minhas neuras e me desafia a ir além do que imagino conseguir. E um momento que me dá muito prazer e aos poucos me vejo reaparecendo no espelho. A Clara voltando, não aquela Clara jovem, mas uma Clara jovem senhora, com a autoestima de acordo com que me é permitido. Tem mais? Quem sabe?

" O exercício físico libera, no cérebro, substâncias que proporcionam a sensação de paz e tranquilidade a que você se refere. São as endorfinas, neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.
Em outras palavras, a liberação de endorfina, somada à melhora da autoestima proveniente da sensação de estar fazendo algo em benefício da própria saúde e bem-estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física." - Dr.Turíbio Leite Barros Neto

Eu recomendo! Cuidem-se, sempre!


7 comentários:

  1. Bãooooooooooooooooooooooo!!! Tambémmmmmmmmmm!!!

    KK

    ResponderExcluir
  2. Lindonaaaaa, amei ♥ e vc sabe neh, no treino a Alegria é garantida!

    BeijOOOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treino é uma das melhores coisas que descobri na vida!
      Beijos, lindona!

      Excluir
  3. Eu leio! Mas queria demais ser viciada em exercícios!
    Adorei teu texto! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou viciada em movimento do corpo, exaustão, fadiga corporal... adrenalina pura!
      Comece a praticar, quem sabe vc gosta?
      Beijos

      Excluir
  4. Eu nunca gostei de exercícios físicos. Sinto no corpo a falta, claro. Mas ainda não me animei. Tenho restrições, por causa dos joelhos, mas nada que me tire todas as possibilidades. É preguiça mesmo. Mas sei de todos os benefícios e uma hora me animo!
    Mostra fotos do progresso com o corpo, Clara.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.