segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dietas Malucas


Eu confesso: já fiz muitas, mas não por muito tempo. Ninguém aguenta uma dieta maluca por muito tempo.

Me lembro da dieta da Lua. Quando era mudança da Lua, eu não comia nada. E no outro dia me jogava em tudo quanto era comida. Resolveu? Não. Não aguentei, claro.

Dieta da sopa. Fazer sopão com legumes e comer só o sopão. É claro que emagrece pois você deixa de ingerir carboidratos, frutas, come poucas calorias por dia, mas perde massa muscular. Isso não é bom, porque a intenção é perder gordura e não massa muscular.
Eu faço esse sopão, só que como só no jantar. Eu faço porque gosto, ainda mais no inverno. Mas não deixo de comer os outros nutrientes.

Dieta da proteína. Sim, funciona que é uma beleza. Não fiz. Mas não dá para manter por muito com essa dieta. Ingerir apenas proteínas faz mal à saúde. Ninguém aguenta não comer carboidratos, que são os alimentos que nos dão energia. Sem energia o organismo não funciona bem. A intenção não é perder tudo de uma vez, não para quem quer ter uma reeducação alimentar, mas perder gordura aos poucos.

Tem a dieta do suco, do shake. Substituir uma refeição pelo shake. Sim, funciona. mas não podemos esquecer que temos uma quantidade diária de ingerir nutrientes. Então, dá na mesma.

Também confesso que já tomei medicamento para emagrecer, com acompanhamento médico, claro. Funcionou sim. Mas depois que atingi meu peso, engordei tudo de novo.

Remédios milagrosos que têm aos montes por aí com propagandas sedutoras. Se esses remédios fossem milagrosos, não existiriam mais obesos no mundo, não é? E mesmo dizendo que são naturais, não são! Remédio nenhum é natural. Nem mesmo um simples chá é natural. E prestem atenção na bula ou nas palavras pequenas que sempre dizem (sempre, sempre) que o medicamento só faz efeito se acompanhado de uma dieta saudável e exercício físico. Quem é que emagrece o corpo então, a dieta saudável com exercício físico ou o remédio milagroso? Para se pensar.

A diferença de reeducação alimentar e dieta alimentar é exatamente essa: RE é para toda a vida e DA é só por um período e depois temos que nos virar para não engordar. Quem consegue?

O ideal seria um acompanhamento nutricional e um profissional de educação física. Mas como para muitos isso é um luxo, a força de vontade é um grande aliado. Tudo é uma questão de hábito. Coloque como foco a sua saúde, seu bem estar, um corpo bom, uma vida tranquila. E seja firme nas decisões.

Na reeducação alimentar não é bom se privar de comer o que gosta. Apenas coma com moderação, descontando na próxima refeição o que já foi ingerido, e vá com calma, mas vá todos os dias, sem desanimar. É preferível emagrecer 200 gramas do que engordar 100 gramas.

E tudo com alimentos baratos, fáceis de achar, que é de costume consumi-los no dia a dia. Nada de receitas difíceis e complicadas, alimentos caros, próprios para dietas, nem nada. Se adapte ao que é de costume com a quantidade e os horários certos.

E não se esqueçam dos exercícios físicos. São fundamentais para uma ótima saúde. No mínimo três vezes por semana durante trinta minutos.

Não fiquem se pesando sempre. Balança são apenas números e cada pessoa tem um peso ideal. A estrutura do corpo é diferente uma da outra e por isso alguns, com a mesma estatura, pesam menos e outros mais. Se olhe no espelho e quando estiver bom, quando se sentir bem, quando a roupa, aquela roupa guardada que tanto gosta, entrar e ficar bom, tá ótimo! É por aí mesmo!

Boa sorte para nós!

2 comentários:

  1. Clara
    Já fiz várias tb. A da lua deve ter sido a primeira de várias. Nenhuma deu certo, aliás, só piorava, parecia que eu engordava o dobro depois do período de privação rsrsrs O certo mesmo é como vc disse: reeducação alimentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa da lua é do meu tempo de jovem, Jô. Ah, mas não aguentei fazer não. No outro dia eu desforrava e comia tudo! hehehehehe
      Beijos

      Excluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.