Anos 1980 - Aeróbica e Ginástica Localizada. Era Jane Fonda
 |
Jane Fonda |
Era o que geralmente encontrávamos nas academias. Também tinha musculação, mas os aparelhos não eram tão bons e esculpir o corpo, como nos dias de hoje, não era comum. A parte de musculação era frequentada mais por homens que se espelhavam em Arnold Schwarzenegger (
alguém consegue escrever esse nome sem copiar do google?).
Raramente mulher se aventurava a moldar o corpo. Salvo uma outra que competia como fisiculturista.
Nessa fase eu já era apaixonada pela ginástica de academia e frequentava todos os dias. A música era alucinante para a época e me fascinava.
A mensalidade era cobrada por modalidade e não pelo conjunto de atividades existentes na academia. Era difícil escolher.
Tinha também jazz, balé e karatê. Mas minha paixão era a ginástica aeróbica.
Começavam os campeonatos de aeróbica e multidões torciam pelos competidores.
AQUI um link de um campeonato de aeróbica. Na época era tudo!
Anos 1990 - Aeróbica continua e Musculação aumenta sua potência.
 |
Steep |
AQUI mais um link de um campeonato de aeróbica. Percebam a performance mais técnica, corpos mais esculpidos e ritmo mais acelerado. Começavam as contusões graves causadas pelo alto impacto dos exercícios.
Anos 2000 - Musculação, em vez de ginástica localizada.
Os aparelhos ficaram mais modernos, com maior resultado em menor tempo e as mulheres descobriram o peso nos aparelhos. Começava a era de corpos esculpidos, por homens e mulheres.
Aulas de danças, de vários tipos, começam a ser ministradas, lutas marciais e o preço passou a ser global para os frequentadores. Alguma modalidade ou outra que passou a ser cobrada separadamente.
Anos 2010 - Corpos esculpidos e sarados a lá Arnold Schwarzenegger, por homens e mulheres.
Corpos musculosos, bundas duras, coxas toras, barriga tanquinho, panturrilha grossa e tchauzinho, nem pensar!
Gosto é particular, então, cada um que cuide de seu corpo.
Nas academias, tudo o que há de mais moderno, tecnologia de ponta, professores capacitados, cuidados com lesões, nutricionistas que acompanham e uma imensa variedade de atividades num único espaço. Geralmente o preço é único e sem restrição de horário/tempo, salvo alguma modalidade que é cobrada separadamente do pacote.
AQUI uma aula de aero combat, tão procurada nas academias. É uma simulação de lutas. Não se assustem com o termo "lutas". São só treinos. Nada de competir um com o outro. Só queimar calorias.
AQUI um link sobre a trajetória das academias, num texto muito bem escrito.
E aí, se animaram mais um pouco?