quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O desastre do óleo


Quantos litros de óleo você gasta por mês? 3, 4, 6, 10?

Sabia que numa família com 3 pessoas o ideal é consumir 1/3 de litro por mês?

Como isso é possível? Não usando muito no cozimento, não fritando, não besuntando nada, apenas umas gotas, uma colher, um molhadinho só e pronto! A comida fica até mais leve, sem aquele brilho oleoso.

Imagina esse óleo todo correndo por suas veias? E ficando grudado e entupindo tudo?

Sabe o que é triglicérides? São placas de gordura que não são quebradas e que percorrem nossas veias. São causadas por alimentos que ingerimos. Bem, é uma simples explicação, mas se quiser mais detalhes, clique AQUI!

E AQUI a tabela de calorias de óleos, gorduras, margarinas, manteigas e tudo o que é oleoso. É muita caloria, gente, um litro de óleo é muita gordura pra usar!

Tudo é uma questão de hábitos. Comida com pouco sal e o mínimo possível de óleo, fica tão saborosa quanto aquela besuntada e brilhante. Use bastante tempero, vários, e o sabor será outro.

O último exame de sangue que fiz houve uma alteração na taxa de triglicérides. Acho que nem foi o óleo pois sempre usei pouco. Foram as besteiras que eu comia todos os dias, os doces, pães... Tudo gorduroso e calórico. Depois comecei a RE e diminuí tudo. Vamos ver o próximo exame o que vai apontar.

Outro assunto importante: recicle o óleo usado! Na sua cidade deve ter algum lugar que recolha ou mesmo alguém que recicle. Procure se informar. Nunca jogue óleo usado no ralo da pia. Isso entope e causa danos no meio ambiente. Vá guardando em uma garrafa PET e depois descarte pra quem faz uso. Conheço pessoas que fazem sabão. Engraçado fazer sabão com gordura, mas é assim mesmo.

Existem vários tipos de óleos, mas como eu optei por fazer um blog simples, sem muitos detalhes e com links que aprofundem mais sobre os assuntos, para se informarem sobre os óleos, cliquem AQUI.

Todos esses links contém informações importantes que seu colocasse tudo aqui, ficaria um post enorme. E nem sempre todos têm paciência de ler posts enormes. Fica a dica então.

A intenção do blog Cabeça Magra é falar de forma simples, direta, com opções baratas e fáceis, do dia a dia de todos. Fazer RE não é parar de comer e nem comer somente frango grelhado com salada (arghhhhh). É continuar comendo o que se tem costume, evitando algumas coisas e acrescentando outras, nos horários certos e quantidades corretas. Sem frescuras, sem produtos caros, sem receitas difíceis com ingredientes que encontramos só do outro lado da cidade.

Vida simples e saudável, sempre!


3 comentários:

  1. Olá!!!

    Estou realmente amando tuas dicas...

    Essa do óleo já aderimos lá em casa, fritura nunca mais e o resto da comida só com pouquíssimo óleo e agora pouco sal tb!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Clara, post muito bom!!!!
    Já faz muito tempo que aqui em casa devo usar umas 4 colheres de sopa de óleo
    por mês, isso mesmo! Tirando lógico o azeite que a gente usa pra temperar as saladinhas. Mas eu uso o mínimo possível. Mas não é fácil não, marido às vezes quer fritura, as vezes a gente come fora, casa da sogra, da mãe, e fica todo mundo te chamando de chata porque não quer comer tal coisa.
    Mas, aqui, em casa mesmo, só essencial!!!
    Vida saudável sempre! Isso vícia, né????

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de seu post. Também precisei fazer uma reeducação alimentar, estava muito ansiosa e por conta disso comendo de uma forma que o colesterol acabou subindo. Já faz tempo que não faço nada frito, e o óleo aqui em casa serve somente para untar formas na hora de fazer pães ou bolos. Para saladas, usamos o azeite de oliva.
    E o consumo de sal também diminuímos bastante, utilizando mais temperos.
    Vou acompanhar este teu blog também.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Bem-vindos!

Seus comentários são importantes para a sequência das postagens.
Me contem se gostam ou não, se têm sugestões ou dúvidas e o que gostariam de ler em postagens.
Responderei por aqui, caso seja necessário.