Lá nos anos passados a moda era cintura fina, com o uso de corselet, depois na era "academias e musculação", abdome chapado fazia sucesso. Agora o tanquinho está por aí em todos os lugares. Está em todos os lugares mas não vemos assim tão facilmente, principalmente quem é comum, como eu, você, que não somos atletas nem nada.
Quem não tem nem um nem outro, o trabalho vai ser árduo, mas não impossível. E acreditem, não é com abdominais que se consegue esse efeito da noite pro dia.
Primeiro temos que queimar calorias, diminuir peso e acabar com a gordura abdominal. Pra isso é preciso fazer exercícios aeróbicos que são aquele que se usa o oxigênio no processo de geração de energia do músculo. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica - andar, correr, nadar, pedalar.
Então, moçada, quer acabar com a pochete? Vamos suar a camisa! Não adianta só fazer abdominais, tem que acabar com a gordura localizada.
Tudo isso com a reeducação alimentar, exercícios frequentes e depois de eliminada a gordura (demora, eu sei), aí entra o profissional de Educação Física pra fazer uma avaliação e começar a trabalhar os músculos abdominais.
Olha aí os gominhos, quando trabalhamos os músculos!
Para definir os músculos retos ou superiores: elevação dos ombros ou do corpo, deixando o quadril no chão.
Para os músculos laterais: A mesma posição, eleva um ombro, depois o outro.
Para os músculos inferiores do abdome:
A elevação é do quadril, os ombros ficam no chão.
Os exercícios são feitos em séries. 3 séries de 12 repetições, ou 3 séries de 15 repetições, ou 4 séries de 10 repetições. À medida que o músculo se acostuma, aumenta-se a série e posteriormente usam-se pesos. As variações de abdominais são muitas. E deve-se fazer a série com descanso entre as repetições, sentindo o músculo arder, mas jamais sentir dores nas costas ou no pescoço. Por isso o ideal é o acompanhamento de um profissional para evitar lesões.
Os músculos devem ser trabalhados com descanso de um dia entre eles, pois a carga exercida sobre os músculos faz aumentar a produção de proteína por 24h a 48h. É aí que os músculos crescem. Para esse crescimento é necessário descansar a região no dia seguinte.
Peguei essas dicas e a melhor forma de explicar nesse link AQUI!
Portanto, não adianta fazer 892 abdominais todos os dias (eu fazia uns 500, todos os dias). Tem que dar o descanso pro músculo poder crescer, chapar ou virar tanquinho. Mas antes de tudo isso, é preciso eliminar a gordura da região (sim, é muito difícil, eu sei, imagina eu que tô beirando os 50 e fiquei quase 20 anos sedentária?). Mas não é impossível!
Queimar calorias, suar a camisa, ficar ofegante, beber muita água, comer coisas saudáveis, dormir bem, ser feliz, sempre!
