O grande vilão dos atletas e dos praticantes de atividades físicas, são os joelhos. Uma vez lesionado, pra nós simples mortais, significa restrição a muitos exercícios físicos.
Então, cuidar deles é praticamente uma obrigação.
Neste link
AQUI, uma matéria interessante sobre os cuidados com os joelhos.
E oriento com mais algumas dicas:
- Aquecimento.
Não se esqueça de fazer um bom aquecimento e alongamento quando for praticar qualquer atividade física, por mais simples que seja, pois são primordiais pra se preservar o bom estado dos joelhos.
- Durante a execução dos exercícios, a angulação dos joelhos com a ponta dos pés deve ser em linha reta, sempre, e a planta dos pés deve estar totalmente encostada no chão.
- Nunca coloque a força do exercício nos joelhos. Coloque nas coxas. É fácil, uma questão de treino e de saber qual músculo deve contrair.
- Pare o exercício se os joelhos começarem a doer. E se continuar doendo, coloque gelo, quinze minutos, três vezes ao dia. Caso persista, procure ajuda médica, mas nunca insista ou sobrecarregue os joelhos, mesmo sentindo dores.
- Não vá além de seus limites. A intenção é se exercitar sempre, e sobrecarregando os joelhos, corre-se o risco de não praticar mais exercícios com peso. Com calma, paciência e tempo os músculos vão se desenvolver sem a necessidade de uma carga além do suportado sobre os joelhos.
- Exercícios de alto impacto, como corrida, jump, aeróbica e outros, deve-se usar tênis apropriado, confortável, que amorteça o impacto com o solo.
- O peso corporal também influencia nos cuidados com os joelhos. O ideal seria uma prática de baixo impacto pra preservá-los.
- Fortalecer os músculos das pernas também é fundamental. Um professor de Educação Física poderá preparar uma rotina de exercícios pra serem feitos na academia ou mesmo em casa, pra fortalecê-los.
Neste link
AQUI, mais algumas importantes informações sobre lesões e cuidados com os joelhos.
Queremos nos exercitar pelo resto da vida, então o cuidado com os joelhos devem ser primordiais, ou corre-se o risco de interromper os exercícios por longo tempo ou pra sempre, ou optar pra outras atividades sem carga, como natação e hidroginástica..
Vamos nos exercitar, com cautela e responsabilidade, e sempre!