domingo, 6 de dezembro de 2015

Fim de Ano


Um ótimo natal e um lindo final de ano a todos!

Não se privem de comer o que gostam, afinal é natal e é bom comemorar com quem ficamos longe o ano inteiro. Não exagerem, mas também não passem vontade.

Depois vocês tiram o atraso no exercício físico e na dieta detox. Aproveitem!

Ano que vem estarei de volta. Beijos!

domingo, 1 de novembro de 2015

Tome Gosto Pelo Esporte


Alguma coisa há de se gostar de fazer. Caminhada, corrida, ciclismo, natação... Não importa. Faça!

O corpo agradece, a mente também e o coração viverá feliz até seus últimos dias.

Qual sua dificuldade? Começar? Pois então comece hoje.

Não importa o tipo de atividade física, o importante é mexer o corpo, exercitar o coração e colher resultados benéficos à saúde. Vida longa a quem faz o que gosta e a quem toma gosto de fazer o que não gosta!

Assistindo a uma reportagem no Esporte Espetacular, Rede Globo,  de hoje, um jovem que perdeu os dois antebraços num acidente, depois de quase desistir da vida, voltou a surfar, andar de skate, frequentar academia e hoje é um exemplo.

Assistam AQUI!, a história de superação de Jonas Letieri

Dá pra imaginar o quanto deve ser difícil ter alguma deficiência dificultando nossa vida. Mais difícil ainda ter nascido normal e de repente se tornar um deficiente. O que comanda nosso corpo? Superação, esse é o segredo. Querer, ter determinação e confiança em si. Ter que reaprender a viver. Imagina a dificuldade? Mas nada é impossível.

Muito diferente de quem já nasce com alguma deficiência corporal e ter que a aprender a ser como é. Já nasce assim, portanto não sabe como é ter um corpo como a grande maioria tem, com todas as facilidades ao alcance. E mesmo assim é possível.


Tudo é possível. O esporte é vida, é saúde, é alegria!

Tome gosto pelo esporte, eu recomendo!

domingo, 20 de setembro de 2015

Pão Integral

Imagem GNT Globo.com

Pão Integral - por Rita Lobo

Ingredientes

2 xícaras (chá) farinha de trigo
2 xícaras (chá) farinha integral
1 2/3 xícaras (chá) leite, ou leite de soja, ou suco de maçã, ou água, temperatura ambiente
2 colheres (chá) fermento químico (para bolo)
1 colher (chá) de sal
óleo para untar a forma

Modo de fazer

Misture os ingredientes secos e vá adicionando o líquido aos poucos, mexendo com uma espátula. Não precisa sovar. Depois da massa homogênea, coloque em uma forma para bolo inglês e leve ao fogo pré-aquecido 220º por 50 min.
Desenforme e deixe esfriar, para que a casca crocante não fique úmida.
Se quiser incrementar, adicione sementes ou nozes, castanhas etc.

Bom que podemos substituir o leite e não vai ovos.

domingo, 13 de setembro de 2015

Treinamento Funcional

Imagem Google


Treinamento funcional é um circuito personalizado que satisfaça as necessidades de quem pratica

São praticadas diferentes sequências em cima de bases instáveis, como bolas, elásticos, pranchas, bastões etc, acionando os músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória. 

São atividades dinâmicas que proporcionam queima calórica intensa, ocasionando um fortalecimento muscular com maior rapidez.

Um ótimo treino para quem não gosta da mesmice dos aparelhos de musculação e gostaria de variar tendo resultados satisfatórios.

AQUI, um texto completo comparativo com musculação.

.


domingo, 21 de junho de 2015

Crepioca

Imagem Google

A queridinha do momento é a crepioca. Uma omelete com a farinha de tapioca. Ou então leite misturado com a farinha de tapioca.

Fonte de proteínas que resulta em ganho de massa magra, consumida antes ou após os exercícios físicos, com a recompensa de causar saciedade, o que é uma maravilha!

Neste link AQUI, uma explicação detalhada dos benefícios da crepioca.

Ingredientes
Com ovo

1 ovo
1 clara
2 colheres (sopa) cheias de farinha de tapioca peneirada

Com leite

2 colheres (sopa) de farinha de tapioca peneirada
50 ml de leite desnatado

Misture tudo e asse em frigideira antiaderente, como uma panqueca/crepe.

Recheios

Queijo branco
Peito de peru ou frango desfiado
Banana com canela


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Água


Beba dois litros dágua por dia! Já foi dito e redito várias vezes, mas não tinha encontrado quem conseguisse beber exatos dois litros dágua por dia.

Por uma alteração num exame que fiz, constou, entre outras coisas, areia. Areia na urina? E se não me cuidasse seria mais uma provável portadora de pedras nos rins. Dizem que a dor é insuportável, muito mais que dor do parto. Meus partos não foram doloridos, sequer tive contrações.... Então...

Vamos beber dois litros dágua!

Se ficar contando quantos copos já bebidos ou a beber, não funcionaria, como nunca funcionou. Separei uma PET de dois litros e comecei a beber a água toda.

Nos dois primeiros dias foi fácil. Depois começou a complicar, pois me sentia cheia pra caber tanta água. Mas bebi.

Faz mais de dois meses que estou bebendo exatos dois litros por dia e o resultado, pasmem, modificou totalmente. Nunca meu exame de urina foi tão claro e sem nenhum problema, sem nada de negativo ou provável, nem um milímetro fora da normalidade.

A outra parte boa: não tenho mais vontade de beber sucos e refrigerantes. Acho que nesse tempo bebi refrigerante só uns dois dias e só um copo. O organismo fica saciado de água e não necessita de mais líquido. Isso eu achei interessante.

E não sei se procede, mas meu abdômen diminuiu um pouco. Não medi, mas só de olhar no espelho percebi uma pequena diferença.

A cor da urina é tão clara que parece água pura. Achei muito interessante também e ótimo pra saúde.

Então, tudo comprovado, beber dois litros dágua, nem uma gota a menos, é realmente maravilhoso pra saúde.


domingo, 15 de março de 2015

Pizza Light

Imagem Google

Ingredientes

50 g farinha de aveia
1/4 xícara (chá) de água morna
1 pitada de sal

Molho

1 tomate
1/4 de cebola média
1 dente de alho
Orégano
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de fazer

Massa - aos poucos misture tudo até formar uma massa. Se necessário acrescente água ou farinha de aveia.
Abrir a massa com o rolo e colocar em frigideira antiaderente até dourar de um lado. Vire e coloque o molho e recheio por cima por cima, que pode ser light, de sua preferência.

Molho - Corte o tomate e bata junto com os outros ingredientes em um mixer ou liquidificador. Pronto!


segunda-feira, 2 de março de 2015

Panqueca de Abobrinha sem Glúten


Ingredientes

2 abobrinhas italianas
3 ovos
1 colher (chá) de alho picado
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de parmesão light
1 colher (sopa) de farinha de berinjela
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Rale as abobrinhas grosseiramente. Em uma vasilha, misture com o sal. Coloque em uma peneira, pra secar bem. Em outra vasilha, coloca os ovos, o alho e bata. Em seguida misture a farinha, a cebola, queijo e pimenta. Mexa bem e junte com a abobrinha.
Faça as panquecas, em frigideira antiaderente, espalhando com uma colher. Sirva quente.
Rendimento: 8 porções, 46 kcal/cada.

Receitas Lucília Diniz

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Fitball


Fitball, exercícios com a bola suíça, a mesma usada em pilates.

Além de trabalhar a postura, equilíbrio, força muscular e coordenação, a fitball pode ser usada para relaxar o corpo, depois de uma sessão de malhação intensa e lúdica.

A vantagem de se usar a fitball é que ela se baseia na instabilidade, fazendo com que os exercícios fiquem mais intensos.

Exercícios com fitball trabalham o corpo inteiro, deixando os músculos mais definidos. E como são realizados sem interrupção entre as séries, o gasto calórico é maior do que na musculação.

Quer saber mais? Acesse AQUI.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cuide Bem dos Joelhos



O grande vilão dos atletas e dos praticantes de atividades físicas, são os joelhos. Uma vez lesionado, pra nós simples mortais, significa restrição a muitos exercícios físicos.

Então, cuidar deles é praticamente uma obrigação.

Neste link AQUI, uma matéria interessante sobre os cuidados com os joelhos.

E oriento com mais algumas dicas:

- Aquecimento.
  Não se esqueça de fazer um bom aquecimento e alongamento quando for praticar qualquer atividade física, por mais simples que seja, pois são primordiais pra se preservar o bom estado dos joelhos.





- Durante a execução dos exercícios, a angulação dos joelhos com a ponta dos pés deve ser em linha reta, sempre, e a planta dos pés deve estar totalmente encostada no chão.

- Nunca coloque a força do exercício nos joelhos. Coloque nas coxas. É fácil, uma questão de treino e de saber qual músculo deve contrair.

- Pare o exercício se os joelhos começarem a doer. E se continuar doendo, coloque gelo, quinze minutos, três vezes ao dia. Caso persista, procure ajuda médica, mas nunca insista ou sobrecarregue os joelhos, mesmo sentindo dores.

- Não vá além de seus limites. A intenção é se exercitar sempre, e sobrecarregando os joelhos, corre-se o risco de não praticar mais exercícios com peso. Com calma, paciência e tempo os músculos vão se desenvolver sem a necessidade de uma carga além do suportado sobre os joelhos.

- Exercícios de alto impacto, como corrida, jump, aeróbica e outros, deve-se usar tênis apropriado, confortável, que amorteça o impacto com o solo.

- O peso corporal também influencia nos cuidados com os joelhos. O ideal seria uma prática de baixo impacto pra preservá-los.

- Fortalecer os músculos das pernas também é fundamental. Um professor de Educação Física poderá preparar uma rotina de exercícios pra serem feitos na academia ou mesmo em casa, pra fortalecê-los.

Neste link AQUI, mais algumas importantes informações sobre lesões e cuidados com os joelhos.

Queremos nos exercitar pelo resto da vida, então o cuidado com os joelhos devem ser primordiais, ou corre-se o risco de interromper os exercícios por longo tempo ou pra sempre, ou optar pra outras atividades sem carga, como natação e hidroginástica..

Vamos nos exercitar, com cautela e responsabilidade, e sempre!


sábado, 17 de janeiro de 2015

Picolé de Pêssego - Light

Imagem Google

Nesse calor tudo que queremos é algo gelado, e se for light, melhor ainda!

Receita Lucília Diniz

Rendimento: 8 picolés com 49 kcal/cada

Ingredientes

1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor preparada conforme indicação da embalagem
1/3 xícara (chá) de suco de pêssego light
2 potes de iogurte desnatado
200 g de pêssegos em calda light fatiados

Modo de fazer:

Em uma panela pequena, misture a gelatina sem sabor e o suco de pêssego. Deixe descansar por 5 min. Cozinhe e mexa em fogo médio até que a gelatina se dissolva. No liquidificador, bata a mistura de gelatina, o iogurte e os pêssegos até que fique homogêneo. Coloque em forminhas de sorvete e deixe congelar por 4 a 6 h ou até ficar firme.

Pode substituir a fruta com uma de sua preferência (morango, manga)

domingo, 11 de janeiro de 2015

Começar ou Recomeçar?


Em algumas partes do Brasil o calor está insuportável, beirando os 50º. Quem aguenta? Eu não suportaria, com certeza.

E nesse verão castigante nada melhor do que hidratar bem o corpo, muita água, gelada de preferência. Sabia que água gelada ajuda a queimar caloria? A água gelada em contato com nosso organismo faz com que o metabolismo acelere, queimando um tiquinho mais do que se fosse água natural.

E as frutas e verduras são perfeitas nessa época. Abuse!

Evitar massas, gorduras, álcool, refrigerantes, doces, enfim, evitar o que é tentação e abraçar com vontade essa maravilha colorida e leve. Maçã e uva passa saciam a fome, banana é ótima fonte de energia, melancia hidrata, laranja tem vitamina C e aí por diante.

Os sucos, pra quem não tem o costume de ingerir frutas, também são ótimos aliados. Faça misturas com 3 frutas, para o organismo absorver perfeitamente seus nutrientes. Acrescente gengibre também, que é termogênico. Ajuda!

Sucos de couve, laranja e beterraba também são ótimos! E não precisam fazer essa cara porque fica uma delícia! Experimentem!

Os exercícios físicos devem ser executados em horários não estafantes, e nunca se esquecer de hidratar o corpo. Nós perdemos água e temos que repô-la logo em seguida.

E então, vamos?

Começar ou recomeçar?

Bom ano pra todos!